...

...

domingo, 26 de julho de 2009

Da numerologia e outras ciências afins

Aviso já que o que se segue nada tem a ver com numerologia. O conhecimento que tenho de numerologia não me permite ir muito além da informação contida no título: chama-se numerologia e há quem lhe chame ciência (que eu sou como o São Tomé, é ver para crer). Não. O que me motiva realmente neste escrito é a importância dos números na difusão da informação. Estudei Marketing e ao longo dos últimos anos muitas teorias se me formam na molécula que estão mais ou menos relacionadas com ele. Uma muito pouco relacionada, por exemplo, é a teoria de que existe proporcionalidade estatística entre o domínio da ferramenta Outlook e a ascensão na carreira (leia-se carreira empresarial). Mas sobre isso falarei num dia em que me apeteça. Sobre os números. Tenho para mim que são uma arma fortíssima quando a intenção é divulgar, passar informação. Números e termos superlativos. Há tempos, precisava de comprar candeeiros. De tecto e mesa. Fui então guiada pelo meu irmão ao que, ouvira, era a maior exposição de candeeiros da Europa com 3000 metros quadrados de exposição. Estas foram as duas únicas informações que guardei da experiência: maior e 3000 metros quadrados. Vamos então reportar a uma comum "conversa de café", que é onde o passa-palavra acontece. Que impacto teria se chega-se lá o líder do grupo (das conversas de café) com "Fui a uma exposição bué da grande, espectacular, mesmo fixe!" comparando com "Fui à maior exposição da Europa de candeeiros, 3000 metros quadrados, espectacular!"? Ou "Este tarifário é mesmo barato, aconselho!" comparado com "É o tarifário mais barato que há no mercado, 12,99 € por mês!"? Este exemplo pode extrapolar-se para tudo o que tenha a ver com difusão de informação: o boato, a mensagem publicitária, a gabarolice pessoal... Parece que o cérebro capta, processa, coloca numa escala, associa, tira ilacções e, mais importante, retém, com mais facilidade. É como se lhe oferecessem associações neuronais gratuitamente. Tudo isto terá, certamente, que ver com a assertividade, a objectividade e a mensurabilidade da informação que se passa. Valores estes que, é do domínio geral, ajudam o receptor da mensagem...
De facto a maior exposição de candeeiros da Europa era grande mas não era grande merda... ( há que ter cuidado para não gorar a expectativa!). E, só para testar, quantos metros tinha a exposição? Haaaaaaaa, viste? Este é um bom exercício de se fazer e comprovar: inventar um boato. Mas, um bom boato! Que é um "Este blog é muito bom!" comparado com "Este blog, é o mais visto da blogosfera Portuguesa (Brasil incluído) com 2 milhões de visitas diárias"? Laugh out loud!

Sem comentários:

Enviar um comentário

.

etiquetas

indagações, indignações, imbecilidades

sentimentos de uma ocidental